O currículo do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) tem uma Base Nacional Comum complementada por uma Parte Diversificada. Na parte Diversificada é incluída, conforme Proposta Pedagógica da Escola, desde o 1º Ano do Ensino Fundamental (idade de 6 anos)  uma Língua Estrangeira Moderna, o Inglês, e a partir do 6º Ano,  o Espanhol. À parte diversificada inclui projetos e atividades diferenciadas em cada nível de aprendizado.

A visão do Colégio Vida Nova no processo de aprendizagem está atrelada a uma concepção humanista e alinhada aos valores familiares, buscando acompanhar o desenvolvimento da criança de forma equilibrada, num processo dinâmico, direto, contínuo e integrado aos Parâmetros Curriculares Nacionais, motivando o educando a repensar seus hábitos de estudos, a organizar seu tempo e a valorizar aquilo que se aprende. Nesta filosofia o papel dos pais é fundamental, no sentido de um relacionamento íntegro com seus filhos e o trabalho dos professores e coordenadores em conhecer melhor os seus alunos, estimulando a criatividade e a autonomia de forma contínua.

A nossa linha pedagógica está embasada na valorização da relação das crianças com os outros e com o mundo, buscando os seus conhecimentos prévios e interação com o grupo, permitindo-lhe tornar sujeito do seu próprio conhecimento. O aluno participa ativamente das aulas e projetos que são trabalhados de forma diferenciada, podendo fazer uma reflexão dos conteúdos e não simplesmente absorvê-lo, desenvolvendo assim a capacidade de aprendizagem do ser humano. As aulas são planejadas e coordenadas por professores qualificados e atualizados, viabilizando a prática de estudos.

Atividades diferenciadas são o forte no desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Os professores, juntamente com seus alunos, otimizam todos os espaços do Colégio em aulas práticas, transformando o ensino em algo intrínseco para suas vidas.

DIFERENCIAIS

• Maior carga horária

• Programa bilíngue

• integrado às aulas curriculares
    • certificação internacional de excelência pela Universidade de Michigan
  • Espanhol

• (a partir do 6º Ano)
  • Portal/Aplicativo do Aluno

• (Agenda Online)
  • Ensino Híbrido:

• Google for Education
    • Plataforma Moderna Compartilha + Livros Digitais
    • Plataforma Richmond Solution (Programa Bilíngue)
  • Prática em Redação

• (a partir do 6º Ano)
  • Apoio Pedagógico

• (para alunos dos anos iniciais)
  • Plantão de Dúvidas (para alunos dos anos finais)

• Aulas para os alunos tirar as dúvidas que não conseguiu sanar em sala de aula. Desenvolve no aluno a necessidade de estudo contínuo, para acompanhamento das atividades cotidianas da escola.
  • Livros Didáticos

• Contamos com a adoção dos mais modernos e embasados livros didáticos das editoras mais conceituadas do Brasil.

PROJETOS

Olimpíada de Matemática

Espelhada em âmbito Nacional, estimula e promove o estudo da Matemática entre alunos do Colégio, contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identifica jovens talentos e incentiva seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, contribui para a integração do Colégio com outras unidades escolares, institutos de pesquisas e sociedades científicas, além de promover a inclusão social, por meio da difusão do conhecimento. Projeto desenvolvido com alunos do 2º ao 9º Ano.

Mostra Cultural

Trabalha temas desenvolvidos no decorrer do Ano Letivo, conduzindo o aluno à prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula, deste modo, aprimorando suas potencialidades. É uma atividade que engloba todas as turmas do Colégio, para que o aluno treine desde os níveis iniciais de aprendizagem, gradativamente, a oratória e/ou exposição de ideias ao público.

Concurso de Redação

Projeto desenvolvido com alunos do 3º Ano ao 9º Ano, tem como objetivo incentivar a produção textual, a leitura e a produção artística do aluno de forma motivadora, além de treiná-los para futuros concursos.

Projeto de Leitura:

Tem como objetivo tornar o hábito de ler prazeroso, ampliar o conhecimento e vocabulário do aluno

• 1º Ano: leitura de 2 livros paradidáticos no 2º semestre
  • 2º ao 5º Ano: leitura de 1 livro por trimestre
  • 6º ao 9º Ano: leitura de 1 livro a cada 2 meses

Dia da Família na Escola

Tem como objetivo fortalecer a importância da família na vida das crianças, integrando-a e aprimorando a parceria família x escola x aluno.

Dia da Família na Escola

Arraial do Colégio

Tem como objetivo contribuir para a socialização do aluno e de seus familiares, enriquecendo seus conhecimentos culturais de forma prazerosa e descontraída.

Estudos do Meio (Excursões)

Tem como objetivo ampliar o conhecimento da criança através da vivencia dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula

.

OS MELHORES DESEMPENHOS

Nossos alunos concluintes do Ensino Fundamental (9º Ano) apresentam ótimos resultados nas provas de admissão das ETECs, Escolas Federais e na obtenção de bolsas de estudo para o ensino médio das mais conceituadas escolas da região.