ENSINO FUNDAMENTAL | 1º AO 9º ANO

O currículo do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) tem uma Base Nacional Comum complementada por uma Parte Diversificada. Na parte Diversificada é incluída, conforme Proposta Pedagógica da Escola, desde o 1º Ano do Ensino Fundamental (idade de 6 anos)  uma Língua Estrangeira Moderna, o Inglês, e a partir do 4º ano,  o Espanhol. À parte diversificada inclui projetos e atividades diferenciadas em cada nível de aprendizado.

A visão do Colégio Vida Nova no processo de aprendizagem está atrelada a uma concepção humanista e alinhada aos valores familiares, buscando acompanhar o desenvolvimento da criança de forma equilibrada, num processo dinâmico, direto, contínuo e integrado aos Parâmetros Curriculares Nacionais, motivando o educando a repensar seus hábitos de estudos, a organizar seu tempo e a valorizar aquilo que se aprende. Nesta filosofia o papel dos pais é fundamental, no sentido de um relacionamento íntegro com seus filhos e o trabalho dos professores e coordenadores em conhecer melhor os seus alunos, estimulando a criatividade e a autonomia de forma contínua.

A nossa linha pedagógica está embasada na valorização da relação das crianças com os outros e com o mundo, buscando os seus conhecimentos prévios e interação com o grupo, permitindo-lhe tornar sujeito do seu próprio conhecimento. O aluno participa ativamente das aulas e projetos que são trabalhados de forma diferenciada, podendo fazer uma reflexão dos conteúdos e não simplesmente absorvê-lo, desenvolvendo assim a capacidade de aprendizagem do ser humano. As aulas são planejadas e coordenadas por professores qualificados e atualizados, viabilizando a prática de estudos.

Atividades diferenciadas são o forte no desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Os professores, juntamente com seus alunos, otimizam todos os espaços do Colégio em aulas práticas, transformando o ensino em algo intrínseco para suas vidas.

Mostra Cultural

Trata-se do principal projeto anual que engloba todos os níveis. Trabalhado com temas atuais e interdisciplinarmente, conduz o aluno à prática dos conteúdos em cada faixa etária, aumentando a complexidade de acordo com a etapa de estudos que esteja. Este Projeto envolve toda a equipe docente e discente do Colégio, funcionários de todos os setores, além de pais, familiares e a comunidade em geral.

Em nível de 4º ao 9º Ano projetos secundários são trabalhados ao decorrer do ano:

Concurso de Redação

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse por assuntos relacionados ao convívio social, à ética e à cidadania, refletindo e debatendo temas nos ambientes educacionais, incentivando a produção textual, a leitura e a produção artística do educando de forma motivadora.

Olimpíada de Matemática

Espelhada em âmbito Nacional, estimula e promove o estudo da Matemática entre alunos do Colégio, contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identifica jovens talentos e incentiva seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, contribui para a integração do Colégio com outras unidades escolares, institutos de pesquisas e sociedades científicas, além de promover a inclusão social, por meio da difusão do conhecimento.

MATERIAIS DIDÁTICOS

Os materiais didáticos adotados pelo Colégio valorizam a vivência do aluno transformando os desafios da aprendizagem em experiências motivadoras; desenvolvendo as habilidades para grandes conquistas e as competências necessárias para a formação de cidadãos participativos e autônomos em nossa sociedade; utilizando-se de tecnologias que compartilham num mundo globalizado e a interdisciplinaridade como base nos conteúdos.