Sussurrofone – 5º Ano A

Vocês já ouviram falar em sussurrofone? Pois é, este pequeno instrumento de grande utilidade já está sendo utilizado em nosso colégio. Ao acompanhar seus alunos à biblioteca, a Professora Michele Franco Requena apresentou este objeto aos seus alunos do 5º ano A, explicando seu uso e importância. Em seguida, cada aluno recebeu um sussurrofone e pôde manuseá-lo e usá-lo para a leitura dos livros paradidáticos.

Também conhecido como whisper phone nos EUA, o sussurrofone é um telefone feito de PVC que permite a captação individual da voz, a amplificação do som e o retorno somente para quem o esteja utilizando, ou seja até aqueles alunos que falam baixo por terem vergonha conseguem usar. O aparelho faz com que a criança ouça a própria voz em forma de sussurro, favorecendo o reconhecimento fonológico de letras e palavras. Serve para ampliar as possibilidades de leitura e escrita e fazer com que os estudantes vençam as dificuldades e evoluam no trabalho textual. O sussurrofone tem funções semelhantes a um telefone. A criança fala por um lado e ouve pela outra ponta.

Após esta atividade, os alunos relataram que se sentiram muito bem em fazer a leitura com o uso do sussurrofone pois leram melhor e conseguiram identificar a pronúncia de palavras erradas e corrigi-las. Além de tudo isso, relataram ter sido muito divertido usar essa espécie de “telefone de brinquedo” durante as aulas.