PROJETO MEIO AMBIENTE- Infantil III

No dia 5 de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente. A preocupação com o meio ambiente é atual e desde cedo devemos conscientizar as crianças pela preservação. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

Pensando nisto desenvolvemos este projeto. Ele aconteceu durante toda a semana e teve como base a leitura do livro “ O MUNDINHO” escrito por Ingrid Biesemeyer, que mostra a realidade e alerta para a conscientização em defesa da natureza para as crianças.

O projeto começou com uma atividade realizada com apresentação de uma mesa com lixos diversos do lanchinho e uma mesa com arco íris. O arco íris foi montando com gelinho de gelatina que representaram a beleza e a doçura do mundo. O lixo, o mundo sujo.

O objetivo principal foi sensibilizar as crianças, com os contrastes. Com questionamentos como estes: Qual o mundo mais bonito? E o mais feio? Qual mundo queremos viver? Porque ele está tão sujo? Quem o deixou assim? O que podemos fazer?. Tivemos muitas respostas como:” o arco-íris é o mais lindo de tudo”, “ a sucata mata os peixes porque eles engolem e morrem” “ eu jogo o lixo na rua e o lixeiro leva” “eu não jogo lixo no chão”.

Também criamos uma sacolinha para o carro dos pais, com carimbo de mãos, onde em roda representamos uma coleta colocando o lixo no lixo.

Sabemos que o nosso cuidado com o meio ambiente é diário e esperamos que cuidem do nosso mundo, assim como se mostraram durante este projeto preocupados em mantê- lo sempre doce e colorido.

0 respostas

Deixe um Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *