Magnetismo e Eletricidade – 5ºs Anos A/B

Em uma aula prática, os alunos do 5º ano A/B da professora Michele Franco Requena observaram alguns fenômenos relacionados ao magnetismo dos ímãs e à eletricidade.

Os alunos reuniram-se em pequenos grupos e, usando os seguintes materiais: régua de plástico, pedaço de tecido, ímã, papel picado, palha de aço desfiada e folhas de papel em branco realizaram o experimento.

Primeiro posicionaram as folhas de papel branco em uma mesa e, sobre uma das folhas colocaram o papel picado e na outra a palha de aço desfiada. Em seguida, aproximaram a régua de plástico sobre o papel picado e sobre a palha de aço e observaram que nenhum fenômeno aconteceu. Depois esfregaram repetidas vezes a régua em um pedaço de tecido e encostaram novamente sobre o papel picado e a palha de aço e viram que nesse momento, a régua atraiu pequenos pedacinhos de papel e da palha de aço. Para finalizar, pegaram o ímã e aproximaram dos dois tipos de material. No papel picado nada aconteceu, porém, quando aproximaram o ímã da palha de aço desfiada o poder de atração foi grande e a folha de sulfite ficou totalmente limpa novamente.

Neste experimento, os alunos puderam comparar os efeitos de materiais eletrizados e ímãs e também observaram o efeito dos ímãs sobre alguns materiais.

Foi uma aula divertida e de grande aprendizado!!!