Jogo “Abelhudo” (as quatro operações básicas da matemática) – 5ºA/B

Em uma aula diferenciada de matemática, os alunos dos 5º anos A/B, acompanharam a professora Michele F. Requena em uma atividade lúdica.

Para trabalhar as quatro operações básicas da disciplina, os alunos realizaram o jogo “Abelhudo” que tem por objetivo desenvolver o cálculo mental.

Esse jogo consiste em lançar dois dados (de dez faces) e realizar qualquer operação entre os números que saírem. Depois de fazer a operação desejada, os jogadores devem colocar uma ficha na casa do tabuleiro que apresenta o resultado da operação feita. Vence o jogo quem primeiro conseguir ligar os dois lados opostos do tabuleiro com fichas da mesma cor sobre as casas numeradas sem interrupção.

O aspecto mais interessante do Jogo Abelhudo, é a tomada de decisões pelo jogador sobre qual operação realizar tendo os números sorteados e os resultados disponíveis no tabuleiro. Os jogadores também devem traçar estratégia de cálculos para impedir a passagem e caminho formado pelo jogador adversário.

Esta aula foi muito motivadora para os alunos pois, além de saírem do espaço da sala de aula, trabalharam o conteúdo da disciplina de forma muito mais prazerosa.

Brincando também se aprende!!!